A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) busca evidenciar o valor e a distribuição da riqueza econômica gerada pelas
atividades da sociedade empresária, incluindo também o valor adicionado recebido em transferência. A riqueza gerada é
evidenciada na distribuição entre o capital (Remuneração de capital próprio e de terceiros), trabalho (Pessoal) e governo
(Impostos, taxas e contribuições).
Relacione cada item a seguir ao respectivo componente da distribuição da riqueza, conforme disposto na NBC TG 09 (R1) -
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO.
( ) Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS)
( ) Aluguéis pagos
( ) Dividendos distribuídos
( ) Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
1. Pessoal
2. Impostos, taxas e contribuições
3. Remuneração de capital de terceiros
4. Remuneração de capital próprio
A relação correta, na ordem apresentada, é
O contador “X” foi nomeado para atuar como perito contábil em âmbito judicial. O juiz “Y” definiu o prazo para entrega do
laudo em 30 dias úteis.
Apesar da pronta aceitação do contador “X”, ao longo do exercício da função nesse caso, uma série de dificuldades técnicas
fez com que o prazo inicialmente disposto para a entrega do laudo se mostrasse inviável. Assim, o contador “X” solicitou a
prorrogação do prazo ao juiz “Y”.
De acordo com o Novo Código de Processo Civil (CPC/2015), é correto afirmar que o juiz “Y”
Uma indústria adquiriu um equipamento de grande porte em 1º de julho de 2020. Para aquisição da máquina, a sociedade deveria desembolsar R$ 1.500.000,00 à vista. Após analisar o seu fluxo de caixa, a administração da indústria decidiu financiar o pagamento da máquina junto ao fornecedor em 36 parcelas mensais de R$ 50.000,00, totalizando R$ 1.800.000,00. Adicional- mente, a empresa ainda desembolsou R$ 52.000,00 para transportar a máquina da sede do fornecedor ao local de sua instalação; R$ 160.000,00 com tributos não recuperáveis; e, R$ 10.000,00 com seguro no transporte. Sabe-se que a indústria contratou uma empresa especializada para realizar a instalação e incorreu em gastos com instalação no montante de R$ 70.000,00. Findada a instalação, a fase de testes do funcionamento da máquina gerou custos de R$ 14.000,00 e as amostras produzidas, na fase de testes, foram vendidas por R$ 6.000,00. Devidamente instalada e testada, a máquina ficou apta para produzir em 1º de outubro de 2020. Posteriormente, a empresa pagou R$ 5.000,00 na realização de um curso para treinamento de seus empregados a fim de operar o equipamento. O método de unidades produzidas foi adotado para o cálculo da depreciação, considerando valor residual de 10% do custo de aquisição. A capacidade estimada de produção ao longo da vida útil da máquina é de 2.000.000 unidades. Em 2020, a produção foi de 60.000 unidades. Em 2021, a produção foi de 220.000 unidades. Considerando tais informações e, ainda, de acordo com a NBC TG 27 (R4) – Ativo Imobilizado, é correto afirmar que o valor contábil líquido (deduzido o saldo da depreciação acumulada) desse ativo, em 31/12/2021, foi:
Uma sociedade empresária elaborou a seguinte Demonstração do Resultado do Exercício:
|
Receita de Vendas Custo dos produtos e serviços vendidos |
100.000 -50.000 |
|
Lucro bruto |
50.000 |
|
Outras receitas |
20.000 |
|
Despesas de vendas |
-5.000 |
|
Despesas administrativas |
-10.000 |
|
Outras despesas |
-12.000 |
|
Resultado antes dos tributos |
43.000 |
De acordo com a NBC TG 26 (R5) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, a demonstração é elaborada de acordo com o método da
Sobre a classificação e mensuração de ativos não circulantes mantidos para a venda, de acordo com a NBC TG 31 (R4) - ATIVO NÃO CIRCULANTE MANTIDO PARA VENDA E OPERAÇÃO DESCONTINUADA, analise as seguintes afirmativas:
I. Os ativos não circulantes mantidos para a venda, desde que satisfeitos os critérios de classificação, são realocados para o ativo circulante da entidade.
II. A classificação, a apresentação e a mensuração requeridas pela NBC TG 31 aplicáveis a ativo não circulante classificado como mantido para venda também se aplicam a ativo não circulante que seja classificado como destinado a ser distribuído aos sócios na sua condição de proprietários.
III. O ativo não circulante mantido para venda será mensurado pelo maior entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.
Está correto o que se afirma em
Em abril de 2024, uma empresa de consultoria adquiriu 10 cadeiras para seus funcionários por R$400 cada. Metade do valor foi pago à vista e o restante tem pagamento previsto para junho do mesmo ano.
No momento da compra, observam-se as seguintes modificações nos saldos de seus elementos patrimoniais:
Uma joalheria apresenta, em seu Balanço Patrimonial, três imóveis. O primeiro, onde são realizadas as vendas da loja, é avaliado por R$900.000. O segundo, avaliado por R$700.000, é alugado a terceiros. Já o terceiro, que funciona como escritório e onde acontecem as atividades administrativas, é avaliado por R$500.000.
Considerando apenas esses fatos, assinale a opção que indica o saldo do ativo imobilizado da joalheria.
De acordo com Iudícibus, Marion e Faria (2009), no começo do século XX presenciou-se a queda da chamada Escola Europeia (mais especificamente a Italiana) e a ascensão da chamada Escola Norte-Americana no mundo contábil. Em relação às razões que resultaram na ascensão da Escola Norte-Americana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.
( ) Ênfase à Contabilidade Aplicada: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada.
( ) Ênfase a uma Contabilidade Teórica: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
( ) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos.
A sequência está correta em
Sobre a classificação e a nomenclatura aplicadas à Contabilidade de Custos, analise as afirmativas a seguir.
I. O custo de determinado insumo é classificado como “direto” quando for necessário alocá-lo de forma estimada aos produtos acabados.
II. O conceito de “custos de transformação” engloba todos os gastos incorridos pela entidade no processo de transformação da
matéria-prima em um produto acabado, ou seja, os custos com mão de obra direta e os custos indiretos de produção.
III. Quando o custo total de determinado insumo varia de forma diretamente proporcional à quantidade produzida no período, estaremos diante do conceito de custo variável.
Está correto o que se afirma em
Considere que determinada mercadoria sujeita ao ICMS no regime de substituição tributária (ICMS/ST) foi vendida por uma empresa industrial para empresa varejista, localizada no mesmo estado sendo:
- Valor da venda: R$ 1.000,00.
- Valor do frete e seguro: R$ 200,00.
- Alíquota interna do ICMS: 12%.
- Alíquota do IPI: 5%
- MVA: 40%.
O valor do ICMS a ser recolhido por substituição tributária será de: